Detalhes da tese

Retornar

Aluno
Jaqueline Resmini Hansen
Orientador
Marcus Abilio Gomes Pereira
Título da tese
As Relações Entre Desigualdades Digitais, Políticas e Sociais: Uma Descrição Através do Diálogo Entre O Campo do Comportamento Político e dos Estudos de Internet
Área de concentração
Ciência Política
Linha de Pesquisa
Comportamento Político e Opinião Pública
Data da defesa
26/03/2021
Banca Examinadora
(titulares)
Prof. Dr. Marcus Abilio Gomes Pereira - Orientador (DCP/UFMG)
Prof. Dr. Bruno Pinheiro Wanderley Reis (DCP/UFMG)
Prof. Dr. Prof. Lucio Remuzat Rennó Junior (UnB)
Prof. Dr. Emerson Urizzi Cervi (UFPR)
Profa. Drª. Nara de Carvalho Pavão (UFPE)
Prof. Dr. Tiago José Ferreira Lapa da Silva (IUL)
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo descrever e explorar as relações entre desigualdades digitais, políticas e sociais através da análise do caso brasileiro em função de suas amplas desigualdades. Parte-se da noção de desigualdades sociais enquanto desigualdades categóricas de posição social que levam a reprodução de vantagens em outras categorias, como as digitais e políticas. Tal enquadramento permite centrar o olhar nas relações entre desigualdades digitais e políticas e explorar o relacionamento delas. Do campo comportamental é mobilizado o Modelo do Voluntarismo Cívico para definir desigualdades políticas como diferenças na participação política e sustentar que elas sofrem uma relação de determinação das desigualdades sociais. Para trazer as desigualdades digitais para o debate do ambiente online, este é enquadrado dentro da dimensão de oportunidades por ser um espaço centrado na escrita e na comunicação entre muitos. Assim, do campo dos estudos de internet a Teoria dos Recursos e Apropriações é mobilizada para elucidar que as desigualdades digitais se expressam em três níveis e são determinadas por desigualdades sociais. Já o Modelo dos Campos Correspondentes é utilizado para argumentar que o ambiente online propicia um campo correspondente aos espaços de oportunidades off-line que possibilitam o desenvolvimento de habilidades úteis à participação política. Por fim, a abordagem dos estudos sociotécnicos é mobilizada para mostrar que a arquitetura de plataformas da web atua na relação entre desigualdades categóricas através de constrangimentos técnicos capazes de perpetuar indivíduos em posições de vantagem na sociedade. Estas abordagens teóricas fundamentam um desenho de pesquisa descritivo que explora a relação entre desigualdades digitais e políticas considerando a inclusão à internet como o primeiro nível das desigualdades digitais e as habilidades e usos do ambiente online como o segundo nível. A primeira relação é descrita através de uma chave de dependência por meio de uma Análise de Moderação através da Regressão Logística. Já a segunda é explorada numa chave de interdependência e utilizou-se de uma Análise de Correspondência Múltipla para descrever a distinção dos grupos. As análises indicaram que as relações entre as desigualdades categóricas apresentam uma tendência de amplificação e reprodução das desigualdades sociais. Portanto, a principal contribuição que a descrição das relações entre desigualdades categóricas evidencia é que, apesar do ambiente online possuir um potencial cívico de propiciar experiências que exercitam habilidades necessárias à participação política, esse sistema de oportunidades é constrangido por aspectos sociais e técnicos que atuam respaldando o processo de reprodução das posições de vantagem.
Palavras-chave
 
Tese no formato PDF
Clique para abrir a defesa
Ata no formato PDF