Comemoração dos 50 anos
Um momento marcante na história do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFMG foi a realização das comemorações dos 50 anos do Departamento de Ciência Política (DCP), cujo nascimento data do ano de 1965. Ancorando o primeiro programa de pós graduação stricto sensu em Ciência Política do país, o DCP completou meio século de existência em 2015, o que desencadeou duas iniciativas: a realização de um evento comemorativo e a elaboração de um livro para contar sua história, porém escrito por personagens tanto do passado e quanto do presente.
O evento, realizado no auditório da Reitoria da UFMG em março de 2016, organizado pela então coordenadora professora Magna Inácio, contou com a presença de diversas autoridades da UFMG - lideradas pelo então Reitor, Jaime Arturo Ramírez – além de representantes de instituições como a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e a coordenação da área de Ciência Política na CAPES. O evento contou com a presença de dois de seus fundadores em uma mesa redonda: os professores Fábio Wanderley Reis e Antônio Octávio Cintra. Estiveram presentes diferentes gerações de docentes, funcionários, egressos e discentes do Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFMG.
A outra iniciativa foi a organização pelos professores Dawisson Belém Lopes e Márcia Miranda Soares, do livro “Sonhos e Labores: o cinquentenário do primeiro departamento de Ciência Política do Brasil” foi publicado pela Editora UFMG no ano de 2018, reunindo capítulos escritos por docentes e ex-docentes do DCP sobre diversos aspectos da sua história. Coube a um dos outros fundadores, o professor Simon Schwartzman, a escrita do Prefácio dessa importante obra para a memória da Ciência Política no país.