Residentes Pós-Doutorais

Exibir ex-residentes

Exibir somente residentes com passagem em
Residentes ativos

Nome: Breno Henrique Ferreira Cypriano Currículo Lattes
Supervisor: Ricardo Fabrino Mendonça Currículo Lattes
Período: 18/04/2017 a 31/03/2021
Agência: CAPES

Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (UFMG). Atuou como professor substituto do Instituto de Ciência Política (UnB). É doutor em Ciência Política (UFMG), mestre em Ciência Política (UFMG) e bacharel em Ciências Sociais (UFMG). Realizou atividades como pesquisador do Centro de Estudos Legislativos (CEL), no Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM), no Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) e no Observatório da Justiça Brasileira (OJB) do Centro de Estudos Sociais da América Latina (CES/AL), todos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, também, no Instituto FSB Pesquisa. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Teoria Política, Estudos pós-coloniais, Gênero e Políticas Públicas, Mulheres na Política, Minorias Políticas, Teoria do Reconhecimento, Teorias da Justiça, Sexualidade, Teoria Política Feminista Ocidental e Latino-americana.

Nome: José Geraldo Leandro Currículo Lattes
Supervisor: Ricardo Fabrino Mendonça Currículo Lattes
Período: 18/04/2017 a 31/03/2021
Agência: CAPES

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais/Departamento de Ciência Política e Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realiza estudos nos campos da Ciência Política e Gestão Pública com foco nas seguintes áreas temáticas: Estado, Governo e Políticas Públicas, Análise e avaliação de Políticas Públicas, Políticas Públicas para Juventude, Federalismo Brasileiro e Políticas Sociais e Implementação de Políticas Públicas. Tem experiência como professor de graduação e especialização, tendo lecionado nas seguintes instituições: UFMG, UNB e PUC Minas. Entre 2015 e 2017 Integrou a equipe de pesquisa do projeto Políticas Sociais em Contexto Federativo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA/Brasília). Realiza Pós-Doutorado no DCP/UFMG, onde leciona no curso de Graduação em Gestão Pública e está vinculado como pesquisador ao PUBLICUS (Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas).

Nome: Gustavo César de Macêdo Ribeiro Currículo Lattes
Supervisor: Mario Fuks Currículo Lattes
Período: 01/01/2020 a 31/12/2020
Agência: CAPES

Professor Adjunto - Universidade Federal do Pará (Faculdade de Ciências Sociais e Pós-Graduação em Ciência Política). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Desenvolve pesquisa sobre as temáticas do comportamento político, interações entre mídia e política e, principalmente, clivagens sociais e voto - com foco nos padrões de voto de classe no Brasil contemporâneo.

Nome: Priscila Delgado de Carvalho Currículo Lattes
Supervisor: Leonardo Avritzer Currículo Lattes
Período: 26/06/2018 a 31/12/2020
Agência: CAPES

Pesquisadora em estágio pós-doutoral no INCT Democracia e Democratização da Comunicação. Doutora em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais e mestre pela Universidade de Brasília, graduou-se em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisa transnacionalização de movimentos sociais e sindicatos rurais. Os temas têm interface com democracia e democratização, teoria politica, América Latina, gênero e feminismo, além de metodologias qualitativas. Atuação profissional e acadêmica em temas ligados a agricultores familiares e camponeses, povos indígenas e Direitos Humanos. Foi secretária operativa da Cúpula dos Povos na Rio+20 (2012). Participou de pesquisas e projetos de extensão sobre saúde da população do campo, floresta e águas e autonomia econômica das mulheres. Em 2006, recebeu prêmio Avina para reportagens sobre indígenas que vivem nas cidades.

Nome: Rafael Câmara de Melo
Supervisor: Leonardo Avritzer Currículo Lattes
Período: 01/08/2019 a 31/12/2020
Agência: CAPES

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência Política e graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Trabalha na área de Instituições Democráticas, com ênfase nos estudos sobre partidos, sistemas partidários, comportamento legislativo e Poder Executivo. Pesquisador do Centro de Estudos Legislativos e do INCT Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Nome: Asbel Bohigues Currículo Lattes
Supervisor: Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos Currículo Lattes
Período: 01/10/2019 a 30/09/2020
Agência: CAPES

Pesquisador pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, programa CAPES/PRINT (2019-). Doutor em Ciência Política pela Universidad de Salamanca (2019), e graduado em Ciências Políticas e Administrativas pela Universitat de València (2014). Secretário de redação de América Latina Hoy, e editor assistente da Revista Latinoamericana de Opinión Pública. Visiting PhD Student na University of Pittsburgh (USA, 2017) e na Ludwig-Maximilians-Universität München (Alemanha, 2019). Atua na área da Política Comparada, com ênfase em elites, atitudes, e variedades de democracia.

Nome: RAFAEL CARDOSO SAMPAIO Currículo Lattes
Supervisor: Claudia Feres Faria Currículo Lattes
Período: 05/08/2019 a 04/08/2020
Agência: ---

Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Política (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (UFPR). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD) com sede na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Centro de Estudos Internacionais do Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colíder do grupo de Pesquisa Comunicação e Participação Política (COMPA). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Realizando estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob supervisão da professora doutora Claudia Feres Faria. Tem experiência nas áreas de Comunicação Política e Democracia Digital com ênfase em campanhas digitais, e-participação, deliberação e conversações on-line, governo aberto e orçamentos participativos digitais.

Nome: Lidiany Silva Barbosa Currículo Lattes
Supervisor: Natália Guimarães Duarte Sátyro Currículo Lattes
Período: 01/08/2019 a 31/07/2020
Agência: ---

Formada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, com mestrado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em História Econômica e Demográfica (NPHED) do Cedeplar/Face. Realizou pós-doutorado na Escola de Ciência da Informação (ECI-UFMG), concluído em 2018.

Nome: Dênisson da Silva Santos Currículo Lattes
Supervisor: Magna Maria Inácio Currículo Lattes
Período: 01/04/2019 a 31/03/2020
Agência: CNPq

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Sociologia e Graduado em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Atua principalmente nos seguintes temas: Legislativo estadual, financiamento de campanha, migração partidária, eleições, improbidade administrativa e Ciências Sociais. É integrante do grupo de pesquisa Cidadania e Políticas Públicas - UFAL, do grupo Métodos de Pesquisa em Ciência Política - UFPE, e do Centro de Estudos Legislativo (CEL/UFMG).

Nome: Cloves Luiz Pereira Oliveira Currículo Lattes
Supervisor: Helcimara de Souza Telles Currículo Lattes
Período: 01/03/2019 a 01/03/2020
Agência: ---

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) (1988), especialização em Estudos Latino-Americanos e mestrado em Sociologia - Universidade de Pittsburgh - USA (1995) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (2007). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa: "O novo enigma baiano: preferências eleitorais e voto étnico na cidade de Salvador (1985-2016)". É Professor Adjunto IV da UFBa e Pesquisador Associado aos grupos de pesquisa Programa A Cor da Bahia (UFBA) e Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral (UFMG). Também integra a equipe do projeto "The Collaborative Study of Race in the Americas: Team-building in the 21st Century", coordenado pelo Dr. Minion K.C. Morrison (UD) e financiado pela American Political Science Association - APSA (2019-2020).

Nome: Cristiane Brum Bernardes Currículo Lattes
Supervisor: Ricardo Fabrino Mendonça Currículo Lattes
Período: 07/02/2019 a 07/02/2020
Agência: FAPEMIG

Doutora em Ciência Política (2010) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Docente e pesquisadora do Mestrado Profissional em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados. Integrante do Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Pesquisadora associada do Centro para Engajamento Democrático da Universidade de Leeds, no Reino Unido. Pesquisadora visitante no Centro de Estudos Legislativos da Escola de Política, Filosofia e Estudos Internacionais da Universidade de Hull, no Reino Unido (2013). Tem experiência na área de Comunicação e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Poder Legislativo, Legislativo e internet, representação e participação política, internet e política no Brasil, relações entre campo midiático e campo político, comunicação pública, jornalismo popular.

Nome: Carlos Augusto da Silva Souza Currículo Lattes
Supervisor: Helcimara de Souza Telles Currículo Lattes
Período: 01/01/2019 a 31/12/2019
Agência: CAPES

Possui Mestrado e Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor/pesquisador da Universidade Federal do Pará onde atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Ciência Política. Apresenta interesse nos seguintes temas de pesquisa: sistemas eleitorais e partidários, competição política, geografia eleitoral, financiamento de campanhas, minorias e grupos de interesses no processo eleitoral.

Nome: Marcus André de Souza Cardoso da Silva Currículo Lattes
Supervisor: Cristiano dos Santos Rodrigues Currículo Lattes
Período: 01/04/2019 a 31/12/2019
Agência: CAPES

Doutor em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Ciência Política pela UFMG (2019), com bolsa da CAPES, e em Antropologia Social pela UnB (2013-2014), com o bolsa do CNPq. Assessor de Coordenação e pesquisador do Fórum Latino Americano de Antropologia do Direito (FLAD). Pesquisador colaborador no PPGAS/DAN/UnB (2013-2014). Professor do Programa de Pós-Graduação de Estudos em Fronteira da UNIFAP. Pesquisador do Programa de Apoio a Migrantes e Refugiados (PAMER/UNIFAP) e coordenador do Laboratório de Estudos Etnográficos (LAET).

Nome: Viviane Gonçalves Freitas Currículo Lattes
Supervisor: Ricardo Fabrino Mendonça Currículo Lattes
Período: 01/02/2018 a 31/01/2019
Agência: CNPq

Pós-doutora em Ciência Política (UFMG, 2019), com bolsa Pós-doutorado Júnior (PDJ/CNPq). Doutora em Ciência Política (UnB, 2017), com bolsa CAPES Demanda Social. Mestra em Comunicação Social (PUC Minas, 2012) e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (PUC Minas, 2004). Pesquisadora do Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (DCP/UFMG) e da Rede de Pesquisas em Feminismos e Política. Autora do livro "Feminismos na imprensa alternativa brasileira: quatro décadas de lutas por direitos" (Paco, 2018) e organizadora das obras "Intelectuais negras: vozes que ressoam" (PPGCOM UFMG, 2019) e "Feminismos em rede" (Zouk, 2019 - em parceria com Danusa Marques, Daniela Rezende, Maíra Kubík Mano e Rayza Sarmento). Entre os temas que pesquisa, estão: Gênero e Política; Mulheres Negras; Mídia e Política; Imprensa Feminista no Brasil; Conservadorismo e Fake News.

Ex-Residentes

Nome: Felipe Lima Eduardo Currículo Lattes
Supervisor: Bruno Pinheiro Wanderley Reis Currículo Lattes
Período: 01/11/2018 a 01/11/2019
Agência: CNPq

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (DCP - UFMG), , com doutorado sanduíche em Ciência Política pela University of California at Los Angeles - UCLA - Bolsa CAPES/Fulbright. Foi pesquisador assistente do IPEA (2016/2017). Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É pesquisador do Centro de Estudos Legislativos do Departamento de Ciência Política da UFMG (CEL-DCP/UFMG). Os temas de interesse são: eleições, comportamento eleitoral, comportamento político, clientelismo, distributivismo, estudos legislativos, reeleição, métodos de pesquisa (quantitativo e qualitativo) e survey/field experiments. Atualmente é bolsista de pós-doutorado Jr. do CNPQ, realizando pesquisas sobre clientelismo, distributivismo e o uso de métodos experimentais na Ciência Política.

Nome: Ana Cláudia Lemos Pacheco Currículo Lattes
Supervisor: Marlise Miriam de Matos Almeida Currículo Lattes
Período: 30/03/2018 a 28/02/2019
Agência: ---

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, São Paulo (2008); com o tema de pesquisa sobre Mulher Negra, Afetividade, Gênero, Raça e solidão. Mestre, Bacharel e Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. É professora Titular de Sociologia da Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Campus-I, Salvador, Bahia, Brasil. Professora permanente do Mestrado Stricto sensu em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade do Sudoeste da Bahia. Tem atuação nas seguintes áreas de pesquisa: Populações Afrobrasileiras; Gênero- Raça, Mulheres Negras, Afetividade, Solidão, trajetórias, biografia, narrativas, trabalho feminino; feminismo Negro e interseccional; corpo, representações e sexualidade, estudos pós-coloniais e decoloniais, poder, empoderamento negro e feminista, Diáspora africana. Vice-presidenta da Associação de Pesquisadores (as) Negros (as) da Bahia (APNB)-2011-2013. Pesquisadora do Centro de estudos DIADORIM- Gênero, raça-etnia e sexualidade da UNEB. É líder do grupo de pesquisa CANDACES: Grupo de pesquisa sobre Gênero, raça, cultura & sociedade da UNEB, certificado pelo CNPq. Autora do livro Mulher Negra: Afetividade e Solidão, publicado em dezembro de 2013, pela Editora da Universidade Federal da Bahia- EDUFBA. Pós -Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política -Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM), sob supervisão da Profa Dra Marlise Mattos, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG- no período de março de 2018 à fevereiro de 2019, com o tema de pesquisa sobre Parlamentares Negras, Representatividade, Democracia, Representação, empoderamento político e afetivo no Brasil contemporâneo.

Nome: Carmem Emmanuely Leitão Araújo Currículo Lattes
Supervisor: Ricardo Fabrino Mendonça Currículo Lattes
Período: 01/03/2018 a 28/02/2019
Agência: ---

Doutora em Ciência Política (2017) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Saúde Pública (2009) e graduada em psicologia (2004) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área da saúde, especialmente em processos relacionadas à educação/formação em serviço e outros processos de ensino-aprendizagem embasados em Metodologias Ativas de Aprendizagem. Atuou como professora substituta no curso de Gestão Pública e colabora com o Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - Publicus, ambos do Departamento de Ciência Política da UFMG. Desenvolveu e possui interesse em pesquisas relacionadas ao Estado, Mercado e Políticas Públicas, Deliberação em Políticas Públicas, Política de Saúde, Gestão e Financiamento do SUS, Federalismo Fiscal e Despesas com Saúde.

Nome: Mateus Morais Araújo Currículo Lattes
Supervisor: Leonardo Avritzer Currículo Lattes
Período: 01/02/2018 a 31/12/2018
Agência: ---

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Realizei estágio doutoral como pesquisador visitante da Washington University in Saint Louis. Atualmente sou pesquisador do Observatório da Justiça Brasileira na UFMG e do INCT Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação. Meus interesses de pesquisa envolvem o campo de pesquisas Empíricas sobre o direito e sobre as instituições do sistema de justiça, a transição democrática no Brasil, os Direitos Humanos, o acesso à justiça e a cultura política.

Nome: Rafael Câmara de Melo
Supervisor: Leonardo Avritzer Currículo Lattes
Período: 01/03/2018 a 15/12/2018
Agência: CAPES

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência Política e graduado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Trabalha na área de Instituições Democráticas, com ênfase nos estudos sobre partidos, sistemas partidários, comportamento legislativo e Poder Executivo. Pesquisador do Centro de Estudos Legislativos e do INCT Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação.

Nome: Felipe Lima Eduardo Currículo Lattes
Supervisor: Mario Fuks Currículo Lattes
Período: 01/08/2017 a 31/07/2018
Agência: ---

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (DCP - UFMG), , com doutorado sanduíche em Ciência Política pela University of California at Los Angeles - UCLA - Bolsa CAPES/Fulbright. Foi pesquisador assistente do IPEA (2016/2017). Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008) e graduação em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É pesquisador do Centro de Estudos Legislativos do Departamento de Ciência Política da UFMG (CEL-DCP/UFMG). Os temas de interesse são: eleições, comportamento eleitoral, comportamento político, clientelismo, distributivismo, estudos legislativos, reeleição, métodos de pesquisa (quantitativo e qualitativo) e survey/field experiments. Atualmente é bolsista de pós-doutorado Jr. do CNPQ, realizando pesquisas sobre clientelismo, distributivismo e o uso de métodos experimentais na Ciência Política.

Nome: Hila Rodrigues Currículo Lattes
Supervisor: Juarez Rocha Guimarães Currículo Lattes
Período: 01/05/2017 a 24/05/2018
Agência: ---

Hila Rodrigues é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), jornalista graduada pela PUC Minas, com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em administração pública pela Fundação João Pinheiro (FJP), atuou especialmente nos campos do jornalismo político e econômico como repórter e editora em mídia impressa, eletrônica e online. Nesse percurso, foi repórter do Diário do Comércio, chefe de redação da rádio BandNews, repórter especial do jornal Estado de Minas e de portais noticiosos, período em que foi agraciada com os prêmios Esso e Líbero Badaró. Atualmente, dedica-se a estudos relacionados à cultura, arte e política, jornalismo político, jornalismo em quadrinhos, narrativas e linguagem na cobertura econômica, mídia e juventude.

Nome: Fabricio Ricardo de Limas Tomio Currículo Lattes
Supervisor: Magna Maria Inácio Currículo Lattes
Período: 01/05/2017 a 05/02/2018
Agência: ---

Mestre em Sociologia Política pela UFSC (1995) e Doutor em Ciência Política pela UNICAMP (2002), Professor Titular de Ciência Política no Departamento de Direito Público/UFPR, atuando nas Pós Graduações de Direito (UFPR) e Ciência Política (UFPR). É pesquisador na área de Ciência Política, coordenador do Grupo de Pesquisa Instituições Políticas e Processo Legislativo (CNPq/UFPR) e do Núcleo de Pesquisa Direito e Política - DIRPOL (PPGD/UFPR), abordando principalmente os seguintes temas: federalismo, instituições políticas, relações executivo legislativo, processo decisório, estudo comparativo dos legislativos estaduais, Jurisdição Constitucional Comparada e Direito/Política/Judiciário (estudos empíricos e comparados). Últimas publicações: TOMIO, F. R. L.; RICCI, P. (Org.) . Governadores e assembleias legislativas: instituições e política nos estados brasileiros. São Paulo-SP: Alameda, 2018.; TOMIO, F. R. L.; ROBL FILHO, I. N. ; KANAYAMA, R. L. . Controle de constitucionalidade abstrato e concentrado no Brasil, Espanha, Itália, México e Portugal. CUESTIONES CONSTITUCIONALES: REVISTA MEXICANA DE DERECHO CONSTITUCIONAL, v. 1, p. 301-325, 2017.

Nome: Viviane Petinelli e Silva Currículo Lattes
Supervisor: Claudia Feres Faria Currículo Lattes
Período: 01/08/2016 a 11/09/2017
Agência: ---

Graduada em Economia, com formação complementar em Direito Público, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, com sanduíche na Harvard University. É Pós-doutora em Ciência Política. Atualmente é Secretária Nacional Adjunta dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Nome: Ana Paula Karruz Currículo Lattes
Supervisor: Magna Maria Inácio Currículo Lattes
Período: 01/09/2015 a 28/02/2017
Agência: CAPES

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas - SP (2004), doutorado em Políticas Públicas e Administração Pública pela George Washington University (2010) e pós-doutorado em Ciência Política pela UFMG (2015-2017). Lidera o Grupo Interdisciplinar de Metodologias em Avaliação de Políticas Públicas - GIMAPP/ UFMG.

Nome: Eduardo Moreira da Silva Currículo Lattes
Supervisor: Leonardo Avritzer Currículo Lattes
Período: 01/12/2013 a 28/02/2017
Agência: CAPES

Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado em Ciência Política (2014,2015, 2016). Doutor e Mestre em Ciência Política(UFMG). Graduado em Ciências Sociais (UFMG) e em Psicologia (PUC-MG). Pesquisador, dentre outros, dos seguintes temas: cidadania, constituições brasileiras, cultura política, participação política na gestão pública na América Latina. Pesquisador no grupos: Projeto Democracia Participativa (PRODEP/UFMG); Observatório da Justiça Brasileira (OJB/UFMG); Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação INCT/CNPq.

Nome: Marcelo Martins Vieira Currículo Lattes
Supervisor: Magna Maria Inácio Currículo Lattes
Período: 01/12/2013 a 31/12/2015
Agência: ---

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na University of California, San Diego (UCSD), Universidad de la Republica (UDELAR) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também atuou como professor e pesquisador de pós-doutorado. Atualmente é Professor Adjunto de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES, onde coordena o Centro de Política Comparada (CPC). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de governo, poder executivo, poder legislativo e desenho de pesquisa.

Nome: Geralda Luiza de Miranda
Supervisor: Telma Maria Gonçalves Menicucci Currículo Lattes
Período: 01/03/2014 a 01/03/2015
Agência: ---

Cientista política, professora adjunta do Departamento de Ciência Política, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciência Política, pela UFMG. Tem experiência nas áreas de Instituições Políticas e Democracia e de Políticas Públicas. Na área de Instituições, tem atuado em temáticas relativas a eleições, partidos e comportamento legislativo nos níveis federal e estadual; na de Políticas Públicas, em temáticas relativas às políticas sociais brasileiras e latino-americanas.