Banca Examinadora
(titulares)
|
Prof. Dr. Felipe Nunes dos Santos - Orientador (DCP/UFMG) Prof. Dr. Carlos Ranulfo Felix de Melo (DCP/UFMG) Prof. Dr. Fernando Meireles (IESP/UERJ) Prof. Dr. Jorge Alexandre Barbosa Neves (DSO/UFMG) Prof. Dr. Jairo Cesar Marconi Nicolau (CPDOC/FGV) Prof. Dr. Bruno Pinheiro Wanderley Reis (DCP/UFMG) |
Resumo |
Essa pesquisa busca investigar as relações entre o tipo de mobilização das campanhas e seus resultados eleitorais, com foco em eleições presidenciais na América Latina. Construiu-se um conjunto de dados, LADaPrEC (Latin American Dataset of Presidential Elections and Campaigns), o qual contém informações de oferta e demanda eleitoral para 155 campanhas presidenciais, 40 eleições em 14 países. Para identificar o tipo de mobilização das campanhas, criou-se o Índice de Mobilização Predominante (IMP), através de uma classificação original utilizando os métodos de análise de conteúdo categórica e classificação por experts. Para estimar a relação entre as variáveis, construiu-se um modelo logit utilizando o estimador de Máxima Verossimilhança corrigido pelo método de Firth de correção de viés. Os resultados indicam que o investimento em apelos materiais tende a favorecer as campanhas, mas essa relação não se aplica a situações de má avaliação da situação econômica. Estes contextos se associam com uma queda na confiança nas elites políticas, a partir do que estas tendem a responder com campanhas mais simbólicas. Antes de ser um problema per se, o investimento em simbolismo por parte das campanhas é uma tentativa de resgate de legitimação num contexto de insatisfação econômica sistêmica. |