Detalhes da tese

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Aluno
Suzana Alves da Silva
Orientador
Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Título da tese
Money, it's a gas: Análise da eficiência dos gastos de campanha no Brasil
Área de concentração
Ciência Política
Linha de Pesquisa
Instituições Políticas e Política Internacional
Data da defesa
01/11/2023
Banca Examinadora
(titulares)
Prof. Dr. Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos - Orientad (DCP/UFMG)
Prof. Dr. José Alexandre da Silva Júnior - Coorientador (UFAL)
Prof. Dr. Fernando Meireles (UFMG)
Prof. Dr. Dalson Britto Figueiredo Filho (UFPE)
Prof. Dr. Bruno Pinheiro Wanderley Reis (DCP/UFMG)
Resumo
Esta tese investiga se os gastos de campanha dos candidatos a deputado federal no Brasil nas eleições de 2018 são eficientes, portanto é uma pesquisa descritiva e exploratória. Para tanto, aplicamos a análise envoltória de dados (DEA) para medir eficiência relativa entre os candidatos a deputado federal nas eleições de 2018. O primeiro capítulo é teórico e trata de dinheiro, voto e financiamento de campanhas eleitorais, analisamos a influência que o dinheiro tem nas eleições e consequentemente no voto, além das regras relativas ao financiamento de campanhas. No segundo capítulo, analisamos qual a eficiência relativa dos gastos de campanha dos candidatos a deputado federal no Brasil em 2018, usamos o modelo de retorno variável de escala e orientação ao input desenvolvido por Banker, Charnes e Cooper (1984). Onde mostramos que a maioria dos candidatos considerados benchmarks possuem o total de gastos bem inferior aos candidatos que foram eleitos, mas que não foram eficientes. Por fim, no terceiro e último capítulo, exploramos os fatores, que estão associados à eficiência dos gastos de campanha no Brasil, são exploradas cinco variáveis no capítulo, ideologia, incumbent, tipo de gastos, coligação do governo e por fim a variável partido. Usamos regressão linear para medir o efeito entre as variáveis. O último capítulo nos mostra que a política local, ainda importa. A baixa correlação entre tipos de gasto e eficiência, mas a variável que mostrou maior correlação com eficiência de gasto de campanhas foi a variável ideologia partidária, embora as outras se mostrem correlacionadas também.
Palavras-chave
Análise Envoltória de Dados, Deputado Federal, Eficiência, Eleições, Gasto de Campanha
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