Detalhes da tese

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Aluno
Maria Alice Silveira Ferreira
Orientador
Marcus Abilio Gomes Pereira
Título da tese
EMOÇÕES, PROTESTOS E MÍDIAS SOCIAIS: A DINÂMICA DA LUTA POLÍTICA EM AÇÕES DIGITALMENTE MEDIADAS
Área de concentração
Ciência Política
Linha de Pesquisa
Participação, Movimentos Sociais e Inovações Democráticas
Data da defesa
10/11/2021
Banca Examinadora
(titulares)
Prof. Dr. Marcus Abilio Gomes Pereira - Orientador (DCP/UFMG)
Prof. Dr. Ricardo Fabrino Mendonça (DCP/UFMG)
Profa. Drª. Claudia Feres Faria (DCP/UFMG)
Prof. Dr. Claudio Luis de Camargo Penteado (Universidade Federal do ABC)
Profa. Drª. Marisa Von Bulow (UnB)
Resumo
Esta tese tem como objetivo realizar um estudo sobre o componente emocional nas mídias sociais durante períodos de grandes mobilizações. A partir do entendimento de que o componente emocional é fundamental para o protesto político e que ações coletivas da atualidade são marcadas pelo uso intenso de tecnologias, propomos uma análise sobre como e quais emoções podem ser percebidas dentro das mídias sociais durante períodos de mobilização e quais estratégias podem ser utilizadas para mobilizar sentimentos dos usuários nestes ambientes. Assim, realizamos uma análise para identificar emoções nas publicações de quatro páginas no Facebook durante os meses de março e abril de 2016, período de intensas mobilizações contra e a favor do impeachment de Dilma Rousseff. As páginas escolhidas para análise se referem a grupos políticos com espectros ideológicos distintos: Movimento Brasil Livre (MBL) e Vem pra Rua Brasil (perfis à direita) e Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo (perfis à esquerda). Os grupos analisados tiveram forte atuação nas mobilizações, contrárias ou favoráveis do impeachment de Dilma Rousseff. A análise foi dividida em duas partes. Primeiramente, foi realizada uma análise quantitativa dos dados gerais das páginas, somada a uma análise textual para ilustrar os principais termos mencionados. Posteriormente, focou-se em uma abordagem qualitativa das publicações de cada página. Utilizando técnicas da análise de conteúdo e análise retórica procurou-se identificar: 1) presença do componente emocional na publicação; 2) em caso de presença emocional, quais emoções podem ser identificadas? e 3) quais estratégias foram utilizadas pelos administradores para mobilizar os seguidores das páginas? Os resultados da análise mostram que foram identificados componente emocional em grande parte das publicações analisadas na amostra aleatória e em todas as postagens com altos índices de engajamento, corroborando assim, com a literatura mobilizada neste trabalho de que as mídias sociais são carregadas de emoções e capazes de amplificar conteúdo. Além disso, as principais emoções identificadas nas páginas foram emoções consideradas relevantes para os protestos políticos, como sinaliza a literatura. A análise também mostrou uma grande discrepância no que diz respeito aos níveis de engajamento das páginas da direita e da esquerda.
Palavras-chave
emoções, mídias sociais, protestos
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