Detalhes da dissertação

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Aluno
Magno Peluso Torquette
Orientador
Natália Guimarães Duarte Sátyro
Título da dissertação
REFORÇO ESCOLAR E SEUS EFEITOS: uma avaliação de impacto da política mineira em 2023
Área de concentração
Ciência Política
Linha de Pesquisa
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Data da defesa
15/07/2024
Banca Examinadora
(titulares)
Profa. Drª. Natália Guimarães Duarte Sátyro - Orientadora (DCP/UFMG)
Profa. Drª. Ana Paula Karruz - Coorientadora (DCP/UFMG)
Profa. Drª. Flavia Pereira Xavier (FAE/UFMG)
Prof. Dr. Fábio Domingues Waltenberg (UFF)
Resumo
O reforço escolar é uma intervenção educacional destinada a recuperar a aprendizagem não consolidada de estudantes com baixo rendimento. Em 2023, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou o Programa de Reforço Escolar para Língua Portuguesa e Matemática, contratando professores para ministrar aulas no sexto horário ou contraturno dos estudantes. As aulas deviam utilizar metodologias de ensino diferenciadas das praticadas nas aulas regulares, sendo ministradas em turmas menores e mais homogêneas. Este trabalho analisa os efeitos do programa na aprendizagem, mensurados por avaliações educacionais padronizadas de cerca de 28 mil alunos. Para isso, mobiliza a teoria de eficácia escolar e intervenções educacionais, com foco no reforço escolar. Para reduzir o viés de seleção dos estudantes tratados, adota uma abordagem quase experimental (matching) para criar um grupo de comparação e inclui variáveis de controle importantes, como nível socioeconômico (NSE) e conhecimento prévio dos estudantes. Os resultados indicam que o programa teve um efeito negativo sobre a aprendizagem dos estudantes participantes, com variações dependendo de suas características e contexto.
Palavras-chave
aprendizagem, educação, intervenções educacionais, matching, quase experimento, reforço escolar
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