Resumo |
Em Ciencia Politica, diversas ferramentas tem sido utilizadas para a construcao de modelos espaciais representativos do espaco ideologico de atores politicos, dentre as quais se destacam a analise de votos em Plenario; a codificacao de textos politicos; e a aplicacao de surveys a elites politicas, especialistas ou ao eleitorado em geral. Conquanto esses diferentes metodos possuam forcas e fraquezas que os tornam complementares, todos eles padecem de um mesmo problema: na maior parte do tempo, os resultados gerados pelos mesmos permitem tao somente a afericao de pontos ideais de atores consolidados, quer sejam partidos registrados, quer sejam individuos que tenham exercido pelo menos um mandato eletivo. Nesse sentido, as plataformas sociais despontam como fontes de dados com o potencial de conectar as elites a outros grupos, como candidatos estreantes, movimentos sociais, grupos de pressao e usuarios comuns. Este trabalho esta dividido em tres partes. Na primeira delas, sao revisadas e comparadas as principais abordagens para a afericao do espaco politico, com analise das correlacoes entre as mesmas. No segundo capitulo, e apresentado o metodo de estimacao de pontos ideais via Twitter, com o objetivo de explicar os determinantes dos valores obtidos. Sao utilizadas as contas ativas e acessiveis dos deputados federais em 2015 e 2022 e registrados os perfis seguidos por pelo menos trinta desses legisladores. Os modelos resultantes das duas bases sugerem um espaco politico que contem influencias da ideologia, do comportamento com relacao ao governo e da polarizacao estrutural da disputa pelo Poder Executivo. Sao testadas hipoteses, com os pontos ideais obtidos via Twitter como variavel dependente e a saliencia dos partidos na competicao presidencial, a ideologia obtida por outros meios e a taxa de governismo como variaveis independentes. Por ultimo, o terceiro capitulo visa, em primeiro lugar, aferir o posicionamento dos Movimentos de Renovacao Politica surgidos a partir da segunda metade da decada passada, os quais, embora possuam identidade propria, precisam lancar seus candidatos pelas legendas existentes, o que leva suas liderancas a uma relacao ambigua de cooperacao e conflito com os dirigentes partidarios. Desta forma, o segundo objetivo do capitulo final e testar a significancia de alguns fatores para a escolha de filiacao partidaria dos integrantes dos movimentos de renovacao, dentre os quais a proximidade ideologica entre candidato e partido. Para aferir o posicionamento ideologico de usuarios sem mandato politico, a relacao de perfis seguidos pelos integrantes desses movimentos e projetada no modelo obtido na etapa anterior, ao que se segue teste de hipoteses a respeito da ideologia dos candidatos individuais, dos movimentos a que pertencem e dos partidos aos quais os novos postulantes escolhem se filiar para a disputa eleitoral. |