Resumo |
A transição para o ensino superior ainda tem ocorrido de forma muito desigual. Em geral, a proporção de alunos que participam do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) é muito menor nas redes estaduais que nas escolas privadas. Uma iniciativa de relevo na transição para o ensino superior é o ENEM, Chego Junto, Chego Bem (ECJCB), programa cearense que considera a diversidade dos obstáculos encarados pelos alunos das escolas públicas (e.g., falta de motivação; falta de documentos para inscrição no ENEM; falta de meios de locomoção até o local de prova). Este trabalho objetiva descrever como se deu o desenho do ECJCB, levando em conta o processo de entendimento do problema e de sua multidimensionalidade, as ideias dos formuladores e os instrumentos de implementação. São mobilizadas teorias sobre policy process, em particular o Advocacy Coalition Framework, e escritos sobre policy design. A pesquisa apoia-se em entrevistas semiestruturadas com atores-chave para a formulação e a implementação da política. Resultados indicam a relevância de crenças compartilhadas entre formuladores, como a crença na capacidade dos alunos e das escolas públicas, e a crença de que a preparação para o ENEM deva ser tema central nas escolas estaduais. São também salientes as estratégias de engajamento da rede. |
Palavras-chave |
Advocacy Coalition Framework (ACF), Análise de Políticas Públicas, Brasil, Ceará, Chego Bem, Chego Bem. Ceará. Brasil, Chego Junto, ENEM, Ensino Médio, Ensino Médio. Ensino Superior. Advocacy, Ensino Superior, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Instrumentos de Política Pública, Perspectiva Mecanística, Policy Design |