Detalhes da dissertação

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Aluno
Myla Freire Machado Fernandes
Orientador
Mario Fuks
Título da dissertação
Desigualdades e Efeitos Desiguais: Uma Análise da Influência das Condições Socioeconômicas e dos Backgrounds Familiares Sobre A Experiência Socializadora do Parlamento Jovem de Minas Gerais (2008)
Área de concentração
Ciência Política
Linha de Pesquisa
Comportamento Político e Opinião Pública
Data da defesa
05/03/2021
Banca Examinadora
(titulares)
Prof. Dr. Mario Fuks - Orientador (DCP/UFMG)
Prof. Dr. Gabriel Ávila Casalecchi (UFSCar)
Prof. Dr. Thiago Moreira da Silva (DCP/UFMG)
Resumo
As relações entre os efeitos da educação política e os distintos status socioeconômicos e backgrounds familiares de seus participantes constituem o tema desta dissertação. Essa investigação se desenvolve a partir da edição de 2008 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), iniciativa de educação política desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais desde 2004. A questão de pesquisa que se coloca é a seguinte: o PJ Minas (2008) produz efeitos distintos a depender das condições socioeconômicas e dos backgrounds familiares dos seus participantes? Assim, objetiva-se fornecer, a partir de tais dimensões, análise detalhada dos efeitos do programa sobre o conhecimento político, o engajamento político e as atitudes políticas democráticas de seus integrantes. As hipóteses sustentam que os indivíduos em situações socioeconômicas desfavorecidas são os que mais têm a ganhar com a educação política nessas três áreas, e também que este efeito de compensação se concentra em objetos salientes ao programa para o conhecimento político e as atitudes políticas democráticas, bem como na dimensão motivacional do engajamento político. São utilizadas metodologias quantitativas, de forma que a operacionalização das variáveis faz uso de escalas múltiplas e análises fatoriais exploratórias, enquanto a análise dos resultados explora estatísticas descritivas e análises multivariadas guiadas por modelos de regressões lineares e logísticas. Embora os resultados pareçam refletir distintos padrões de efeitos desiguais do PJ Minas (2008), o achado mais sólido deste estudo recai sobre a capacidade da condição socioeconômica do jovem, representada pelo tipo de escola por ele frequentado, de condicionar o impacto do tratamento sobre os ganhos cognitivos e de engajamento, cenários nos quais os efeitos do mínimo necessário e deixados para trás se sobressaem. Nesse sentido, são os jovens pertencentes aos estratos intermediários da hierarquia socioeconômica observada por esta pesquisa que mais têm a ganhar com o programa, enquanto os jovens em condições socioeconômicas desfavorecidas, mesmo com a intervenção da educação política, seguem sendo deixados para trás em relação aos demais.
Palavras-chave
 
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