Detalhes da dissertação

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Aluno
Jônatas Varella da Cruz Baptista
Orientador
Felipe Nunes dos Santos
Título da dissertação
Votos e redes sociais: como predizer votos a partir do resultado digital dos eleitores
Área de concentração
Ciência Política
Linha de Pesquisa
Comportamento Político e Opinião Pública
Data da defesa
25/02/2022
Banca Examinadora
(titulares)
Prof. Dr. Felipe Nunes dos Santos - Orientador (DCP/UFMG)
Prof. Dr. Guilherme Azzi Russo (FGV-CEPESP)
Prof. Dr. Jorge Alexandre Barbosa Neves (DSO)
Resumo
Qual é a relação entre as redes sociais e os resultados eleitorais? Há uma relação preditiva entre desempenho nas redes sociais e voto? Como essa relação varia entre diferentes pleitos? E como medir a popularidade dos candidatos no ambiente digital? Este trabalho busca mensurar até que ponto o mundo digital e o voto estão associados. Para isso, estudamos as eleições municipais no Brasil, com foco nos pleitos a prefeito de 2020. Um dos motivos da escolha das eleições municipais foi o fato de as diferenças entre os municípios nos permitir entender com base em um maior número de casos as nuances entre a relação de redes sociais e voto. Mais além, cabe ressaltar o contexto das eleições em 2020, pois a pandemia de COVID-19 afetou todos os padrões de convivência e teve grandes implicações para como política e campanhas eleitorais são feitas. Isto é, o cenário pandêmico representou um enorme desafio aos candidatos que, com pouco recurso financeiro, pouco tempo de exposição e diversas restrições sanitárias, tiveram que ser mais criativos e assertivos em suas campanhas, o que fez com que a internet passasse a ser o principal aliado do candidato. É dentro deste contexto de aparente crescimento em relação às redes que o presente trabalho buscou contribuir para a literatura ao estudar como mensurar a popularidade de candidatos nas redes sociais e o impacto que essa popularidade tem sobre o voto. Como primeira contribuição, o estudo propõe uma forma de mensurar a popularidade digital dos candidatos com base [[[especificar aqui redes e número de variáveis]]] Em outras palavras, esse esforço de mensuração contribui para uma das discussões mais importantes entre das pesquisas de redes sociais: como medir o desempenho e popularidade dos candidatos nas redes sociais, dado o as diversas redes e métricas. Feita a mensuração, a segunda contribuição é a avaliação da capacidade preditiva dessa medida sobre os resultados eleitorais. Com base em 170 pleitos, escolhidos a partir de uma amostra aleatória, nossos resultados indicam uma correlação média de 0.7, o que indica a existência de uma relação direta e positiva entre o desempenho/popularidade de um candidato nas redes sociais e o desempenho eleitoral. Por fim, a terceira contribuição do projeto é mostrar que a capacidade preditiva também varia entre grandes e pequenas cidades. Isto é, a relação entre desempenho nas redes sociais e resultados eleitorais está associado às características sociodemográficas e econômicas dos municípios.
Palavras-chave
Comportamento político, Eleições, Popularidade Digital, Redes Sociais, Voto
Dissertação no formato PDF
 
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