Banca Examinadora
(titulares)
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Prof. Dr. Ricardo Fabrino Mendonça - Orientador (DCP/UFMG) Prof. Dr. Cristiano dos Santos Rodrigues - Coorientador (DCP/UFMG) Profa. Dr. Viviane Gonçalves Freitas (DCP/UFMG) Profa. Drª. Daniela Fernanda Gomes da Silva (San Diego State University) |
Resumo |
Esta dissertação procura investigar os recursos epistêmicos utilizados por artistas negros para produzir um discurso intelectual crítico por meio da música. A partir de um entendimento de que as artes foram usadas historicamente como um dos espaços de formação e resistência para pessoas negras, é possível compreender que a linguagem musical oferece recursos específicos que constroem as mensagens das canções a partir de diálogos internos e externos em comunidades sociais. O texto tem como pano de fundo a interseccionalidade, observando de que maneira diferentes eixos de poder articulados influenciam as obras dos artistas, e a discussão sobre as margens como espaço de criatividade e busca por justiça. Tendo como corpus os álbuns Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa [2015] e AmarElo [2019], de Emicida, e Lemonade [2016] e The Gift [2020], de Beyoncé, o trabalho utiliza a Análise de Discurso Crítica para observar elementos como samples, combinações de ritmos, colaborações entre artistas, uso do pretuguês e do black english, entre outros. Essas ferramentas ajudam a compreender de que maneira diálogos entre grupos e contextos sociais são estabelecidos. Além disso, a dissertação se atenta à elaboração de interpretações, teorizações e críticas por meio da música, conferindo centralidade aos temas da família, dos afetos, da comunidade e da resistência. |
Palavras-chave |
Análise Crítica de Discurso, Beyoncé, Emicida, interseccionalidade, música negra |